cover
Tocando Agora:

Visitantes

3 Online
336917 Visitas

Ministro da Saúde lança em SP política para população em situação de rua

Ministro da Saúde lança política para população em situação de rua em SP Rafael Nascimento/MS O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quar...

Ministro da Saúde lança em SP política para população em situação de rua
Ministro da Saúde lança em SP política para população em situação de rua (Foto: Reprodução)

Ministro da Saúde lança política para população em situação de rua em SP Rafael Nascimento/MS O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira (24) em São Paulo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS Rua). A medida normatiza e institui diretrizes para o cuidado da população em situação de rua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).O objetivo é promover o acesso e o cuidado integral dessas pessoas em todos os ciclos de vida, enfrentando a aporofobia, o racismo e a LGBTQIA+fobia que frequentemente as afastam das unidades do SUS. Para a execução da PNAIS, o Ministério da Saúde informou que fará o repasse de Unidades Móveis de Rua (UMR) aos municípios e ao Distrito Federal. Serão 400 veículos que ampliarão a capacidade de atuação nos territórios e devem contemplar todas as equipes cofinanciadas pelo Ministério da Saúde. Ainda em 2026, 350 equipes receberão as UMR e até 2027 todas devem estar em funcionamento no país. Para essa ação serão investidos R$ 144 milhões “O nosso objetivo com a nova política é cuidar melhor das cerca de 200 mil pessoas que já são acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua. Com a estrutura das novas unidades móveis, elas vão fazer consulta médica, o acompanhamento de enfermagem, o acompanhamento de pré-natal, procedimentos curativos, coleta de exames no próprio território", explicou Padilha. E complementou: "O orçamento é mais de cerca de R$ 85 milhões para o ano de 2026, que são recursos para manutenção e contratação dessas equipes. Mais o investimento para ampliação em 2026 e 2027, que ultrapassa R$ 30 milhões”. Ministro da Saúde lança política para população em situação de rua em SP Rafael Nascimento/MS Ainda dentro das atividades no estado de São Paulo, nesta quarta-feira, Padilha esteve no Instituto do Coração (Incor), onde anunciou a aquisição de equipamentos, em Cubatão, participou do lançamento da unidade móvel de saúde voltada para caminhoneiros e caminhoneiras e ainda no município de São Vicente visitou a obra concluída do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Jardim Rio Branco. A PNAIS Rua foi pactuada entre as três esferas de gestão do SUS (União, estado e município), por meio do Comitê Técnico de Saúde da População em Situação de Rua, que tem a representação de movimentos sociais populares do público assistido, representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão. Ministro da Saúde lança política para população em situação de rua em SP Rafael Nascimento/MS Ministro da Saúde lança política para população em situação de rua em SP Rafael Nascimento/MS Agora no g1

Fale Conosco