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Após apagão em São Paulo, Enel pode perder concessão se não cumprir 'obrigações contratuais', afirma governo federal

Falta de energia e caos após ventania em São Paulo Após o vendaval histórico que atingiu São Paulo nesta semana, a energia só deve ser totalmente restabel...

Após apagão em São Paulo, Enel pode perder concessão se não cumprir 'obrigações contratuais', afirma governo federal
Após apagão em São Paulo, Enel pode perder concessão se não cumprir 'obrigações contratuais', afirma governo federal (Foto: Reprodução)

Falta de energia e caos após ventania em São Paulo Após o vendaval histórico que atingiu São Paulo nesta semana, a energia só deve ser totalmente restabelecida nos próximos dias. A Enel afirmou em entrevista ao Fantástico neste domingo (14), que a "crise vai se normalizar ao longo dos próximos dias, segunda e terça-feira, como máximo". Cerca de 60 mil pessoas ainda estão sem luz na cidade, mesmo após a Justiça de São Paulo ter determinado, no fim da sexta-feira (12), um prazo máximo de 12 horas para que o problema fosse solucionado. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), se forem constatadas "falhas reiteradas", a Enel pode perder a concessão. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a concessionária será responsabilizada caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais previstas na regulação do setor. "O descumprimento dessas exigências poderá acarretar na perda da concessão no estado de São Paulo, além da adoção de todas as medidas legais e regulatórias cabíveis", afirmou. Apagão depois de vendaval deixou 2 milhões de pessoas sem luz em São Paulo. Reprodução/Fantástico A ventania provocou uma sequência de transtornos em toda a cidade: quedas de árvores, caos no trânsito e prejuízos a moradores e comerciantes. Rajadas chegaram perto de 100 km/h e ocorreram sem chuva, um cenário raro para a capital paulista. Bairros inteiros ficaram no escuro por mais de dois dias, afetando residências, comércios e serviços essenciais. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o prejuízo econômico ultrapassou R$ 1,5 bilhão. A Enel afirmou que colocou 1.600 equipes nas ruas para atuar no restabelecimento do serviço, mas o número foi questionado pela prefeitura. Imagens registradas na manhã seguinte mostraram um pátio da Enel com caminhões parados enquanto mais de um milhão de clientes ainda estavam sem energia. A empresa alegou que se tratava de troca de turno e logística operacional. Questionada sobre prazos, a concessionária afirmou que a situação iria se normalizar ao longo dos dias seguintes. Especialistas explicaram que o fenômeno foi causado por um ciclone extratropical que canalizou uma massa de ar seco sobre a região metropolitana. A combinação de rajadas fortes e árvores debilitadas contribuiu para os estragos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acompanha o caso. O diretor-geral Sandoval Feitosa lembrou que a concessionária já foi multada em R$ 165 milhões após um apagão em 2023, punição que ainda está sendo contestada na Justiça. Enquanto autoridades discutem responsabilidades e medidas, moradores seguem lidando com os impactos do apagão. Em algumas ruas, a energia só voltou após mais de 50 horas. Em outras regiões, milhares de imóveis ainda aguardavam o restabelecimento do serviço, dias depois da ventania que escancarou a vulnerabilidade da maior cidade do país. Ouça os podcasts do Fantástico ISSO É FANTÁSTICO O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

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